Quando se trata de cuidar do nosso lar, muitas vezes adiamos ações que poderiam prevenir problemas futuros. Quem nunca deixou aquela goteira para depois ou ignorou uma rachadura na parede? Neste guia, vamos explorar os sinais mais comuns que indicam a necessidade de reforma, desde os problemas estruturais até os vazamentos. Além disso, você também contará com dicas de como planejar e executar sua obra com sucesso. Confira nossas propostas e arrase na transformação da sua casa!
1 - Problemas estruturais
Geralmente, são as questões que mais motivam as reformas. Seja por problemas elétricos ou por rachaduras aparentes, esses ‘detalhes’ podem virar um problemão no futuro. Residências e prédios com instalações elétricas antigas e precárias podem ser vítimas de curto circuito e até mesmo de incêndio, uma vez que não comportam a demanda adequadamente. Alguns sinais de alerta são: quedas imprevistas e frequentes de luz, interruptores dando choque, disjuntores desarmando com facilidade, tomadas com aquecimento excessivo, dentre outros. Além de colocar os moradores em risco, essas situações também contribuem para o mal funcionamento dos eletrodomésticos e para o aumento na taxa de iluminação.
Já as rachaduras, por menores que sejam, simbolizam danos estruturais ao imóvel. Nestes casos, antes de qualquer medida, é preciso que o local passe por uma visita técnica para saber se existe algum comprometimento mais grave.
2. Encanamento e vazamentos
Outra dupla vilã: infiltração x vazamento. Se a causa não for avaliada profundamente, o problema continuará. Ausência de impermeabilização, canos rompidos, dentre outros podem ser os causadores desses males, que podem abalar a estrutura do imóvel. Goteiras em laje, por exemplo, podem afetar a parte elétrica.
3. Paredes e pisos estufados
A falta de conhecimento técnico na hora da pintura e da colocação do piso e produtos de qualidade duvidosa são possíveis causas para seus respectivos estufamentos. Nesse caso, o reparo é simples: para as paredes é preciso fazer a remoção total das partes danificadas, limpeza, aplicação de massa corrida, lixamento e pintura. Já para o piso, é preciso retirar todo o revestimento, nivelar onde for necessário e colocar o novo material.
4 – Novas necessidades familiares
Não somente de problemas estruturais uma reforma é feita! Mudanças na rotina familiar, como a chegada de um novo membro ou até mesmo a criação de um cantinho para o home office, podem acontecer ao longo do tempo. Também há casos de alteração de estilo ou a necessidade de atualização de um espaço antigo. Para quem planeja o quebra-quebra de paredes para ampliação de espaço, por exemplo, fique atento à estrutura do imóvel por conta de vigas e outras estruturas.
O segredo da reforma
O pilar de toda reforma é o PLANEJAMENTO! Seja financeiro ou estrutural, ele é imprescindível antes de começar qualquer atividade. Confira o passo a passo para o sucesso!
- Faça uma listagem com tudo que precisa ser feito;
- Procure ajuda profissional para traçar os objetivos e metas do projeto;
- Faça um projeto;
- Defina um orçamento;
- Busque inspirações, critérios de estilo e os acabamentos que deseja;
- Geralmente, reformas são feitas quando os moradores já residem no local. Observe se você e sua família poderão ou não permanecer com seus pertences neste ambiente;
- Não se esqueça das autorizações, licenças e laudos junto aos órgãos competentes, caso necessário;
- Contrate profissionais capacitados para o bom andamento do serviço e, juntos, façam uma lista de prioridades, com destaque para as obras de infraestrutura;
- Esteja preparado para imprevistos;
- Faça uma planilha para monitorar os gastos;
- Acompanhe todo o processo e esclareça dúvidas. Tire fotos durante a obra e registre as principais informações por escrito, esses dados auxiliam nas reformas ou modificações futuras;
- Esteja sempre aberto às opiniões profissionais. Nem sempre o que desejamos é possível dentro da realidade estrutural que temos;
- Lembre-se dos vizinhos e das regras de convivência, em caso de condomínios;
- E, aproveite nossas ofertas e economize sem perder a qualidade!
Agora que você ficou por dentro de nossas dicas, confira nosso site ou venha em uma de nossas lojas para aproveitar diversas ofertas. Comece já a sua reforma!