Chegou a hora de reformar a cozinha, a lavanderia e o banheiro e uma dúvida não quer calar: a altura da pia/tanque! Pode parecer bobeira, mas essa é uma questão muito comum neste momento. Por exemplo: em uma casa com 4 moradores, as alturas podem variar entre 1.60m e 1,90m. E, a posição da pia influencia não somente na estética do ambiente, mas também na saúde de todos. Haja coluna!
Com o objetivo de ajudar e orientar, trazemos algumas dicas hoje!
Mas qual é a altura ideal?
Isso vai depender muito da altura média dos moradores da casa e de quem mais utiliza o ambiente em questão. Indivíduos entre 1,50m e 1,60m, ficariam confortáveis com a pia de 82cm. Mas, em contrapartida, uma pessoa com 1,90m, precisa de 1m de altura. Confira algumas sugestões no quadro abaixo:
Em caso de grande divergência de altura entre os moradores da residência, o ideal é ter um acompanhamento profissional e pesquisar a possibilidade de personalização do espaço.
Acessibilidade para deficientes e idosos
Uma questão importantíssima é a acessibilidade para deficientes e idosos. A adaptação do ambiente lhes oferecerá autonomia e praticidade no dia a dia. No caso dos deficientes físicos cadeirantes, é fundamental observar a altura e o modelo da cadeira de rodas, já que elas podem variar de tamanho. A profundidade da pia e a dimensão da cuba também precisam ser atentamente avaliadas, assim como o modelo das torneiras.
Dica bônus!
Ao projetar sua cozinha, lavanderia ou banheiro, lembre-se do sóculo! Calma, o nome é estranho e difícil, mas ele é uma peça chave!
Sóculo nada mais é do que o espaço entre o chão e o armário. Ele tem funções importantes no dia a dia! Primeiro: Ergonomia! Sim, ele lhe trará conforto ao utilizar a pia e demais espaços com armários, pois seus pés se encaixam abaixo dele trazendo uma proximidade maior da bancada. Segundo: ele protege o seu móvel na hora da limpeza do ambiente, impedindo que a água penetre no armário. Normalmente, esse espaçamento é feito em alvenaria e revestido com granito, piso, porcelanato, entre outros materiais impermeáveis.
Agora, é só aproveitar nossas dicas, passar na Rezende, escolher o material e contactar um profissional de sua confiança para realizar o serviço!